sábado, 12 de outubro de 2013

DEVANEIOS - DE FROUXURA DE PRISÕES

EXPLICO - Senhor de Cutelo e Baraço.  Locução usada no Brasil-Colônia, em tempos da escravidão negra.  Num Pais Católico, portanto Cristão, onde os Jesuítas ate tentaram escolarizar os índios, chegou-se a dizer que tanto estes como negros não tinham alma,  para acalmar possíveis remorsos pelas maldades dolorosas cometidas contra os dois.  Assim,  os escravagistas eram considerados donos e senhores de cutelo e baraço destas presas, não sendo ameaçados pela justiça quando usavam o cutelo, pequena mas sólida arma perfurante, para matar, nem o baraço, corrente com coleira nos pescoços de suas propriedades, como se fossem animais.  Espetáculo macabro e enojante.
Manaus-Am-(1980... edélvio E Glauce

Vamos falar dos privilégios fajutos dos apresados, hoje, dia das crianças, ventilados ontem.  Tivesse já funcionando os CCA (Complexo de Casa de Apenados), naturalmente abalizados em Leis, essas farras não  prosperariam.  Institutos prisionais não são casa de diversão para bandidos, enquanto homens de bem contemplados com salário minimo, mourejam no dia-a-dia dentro de um bom comportamento.  Também ali não é motel para engravidar mulheres sem marido e parir filhos infelizes por um lar inexistente.  Agora, até parceiros homossexuais têm essa regalia enjoativa.  Alguém já viu outro alguém morrer por falta de fornicação?  Usem as mãos, não é pecado mas é mais higiênico e moralmente mais aceitável.  Bandidos se sociabilizando, o que é esperado disso?  Primeira conversa -- saber como se pode evadir, sem considerar essas saidinhas.  Segunda conversa -- como delinquir, cada um na sua especialidade, logo que palmilhar as ruas.  Malandros sem profissão, sem chegança ao trabalho, necessitado de dinheiro, que farão?  O bom senso responde que se tivessem ido para onde foram mandados por merecimento, para cumprir a pena arbitrada de cabo a rabo, a chance de os do bem serem mais felizes e isentos de maldades seria um fato.  Prédio vertical com celas de 2.5mts de fundo, alto e lado, indevassáveis  e pena em solidão, para escolher com sua vontade  optar pela liberdade com responsabilidade ou ser só meio homem.

Além da sociedade, os mais bem aquinhoados serão os infratores que dispensarão ser pré-criminosos, notadamente os iniciantes no consumo de drogas.  Esses serão apreendidos e privados de liberdade em forma didática  de 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 e 256 dias, a cada apreensão.  Sua redenção será usar sua vontade, único instrumento confiável de libertação.

Esses CCA serão de segurança Máxima, sem que precise explicação.  Abrigará homens e mulheres, menores (já abaixo de quinze anos) e maiores  de idade, infratores e criminosos, tal a impossibilidade de se cruzarem dentro deste Complexo.  Penas cumpridas integralmente, sem privilégio algum.Como cidadãos-objetos do Estado, totalmente impossibilitado de visitas, salvo médicas e advocatícias. Como ainda, no Complexo haverá um Fórum Judicial funcionando em três turnos de oito horas durante o dia, sete dias por semana e doze meses por ano. Teremos ali uma Justiça provedora de fato, trabalhando como pronto-socorro, com advogados capacitados, como dínamo constante, inexistindo qualquer gargalo interrompido.  Essa é a ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário