quarta-feira, 24 de julho de 2013

DEVANEIOS - DE TUDO

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.
O muito é a véspera do nada.

    Vamos falar sobre tudo.  Senpre  quis ser blogueiro e agora tenho um blog.  Chama-se "visoesedenicas.blogspot.com", mas tem mais funcionado para respostas, com e.mail "edelviocoelholindoso@gmail.com".   Pensava que a interação com esse instrumento era comum, e as repostas eram como alimento e combustão para provocar assuntos e mais presença de afins ou divergentes.  A NET, ou WEB, não domino bem esse ambiente, me fornece o número de visualisações por dia, com gráficos, inclusive, e depois um número sempre inferior, que eu teimo em acreditar que sejam comentários, que é pelo que mais anseio.  Já intercedi, pelo Google, uma explicação, mas não fui atendido.  Se alguém que me está lendo, tiver essa resposta, por favor, passe-a pra mim.  Se há esses dois tipos de pessoas que acompanham os meus Devaneios, não tenho a menor ideia de onde se localizam;  se no Brsil todo ou fora dele, também, ou se só regionalmente.  O meu desejo é sentir a temperatura da aceitação ou da repulsa, para minha orientação.  Em todo o caso, peço que os que me vêm no Face e clicam sobre a minha foto, tenham a surpresa de ver o texto que produzo no meu blog.  Se quizerem opinar no próprio Face, vou tomar conhecimento, vou lhes dar alô e vou ficar feliz.

    Falei no meu último ensaio, sobre o Papa e o assédio que o acompanha, e sobre outras concentrações de pessoas, tais como em futebol, carnaval, desfile gay, passeatas evangélicas, desfiles militares e colegiais, também de escoteiros, alegando que possivelmente é sempre um mesmo grupo de pessoas que vão a todos esses eventos.  Que esse grupo é atraido pelo espetáculo que lhe é oferecido;  esta é a isca usada para o sucesso de quem os atrái.  Está ai uma opinião que pode se encontrar com um afim ou se chocar com um divergente, e é esse o foco do blogueiro para aquecer o debate e expandir outras opiniões.  Quem quiser, duvide, mas o Nelson Rodrigues, homem de letras, teatrólogo eminente e grande frasista, disse:  toda unanimidade é burra, e também, o brasileiro só é solidário, no câncer.

    Eu adoro debates, sempre que forem respeitosos;  abomino antagônicos preconceituosos, fundamentalistas e de rasas raizes.  Prefiro a polêmica da verdade de cada um, do que carimbar o outro, como mentiroso;  mas para isso, cada um tem de ser bom argumentador e não ser chicanista.   No meio jurídico existe um termo chamado "casuismo", que é, defender o indefensável, com falsos juizos, no sentido do que parece mas não é, e que terminam num embrulho mal embrulhado, mas só descoberto, tempos após a malignidade e em geral, por acaso.

    Essas coisas funcionam mais ou menos assim:  cahama-se de idiotismo, uma coisa errada, mas que de tanto usada se sacramentam e se consolidam, e não há mais como reconsertá-las.  Vejam com atenção essa forma verbal:  você vê é igual a Tu vês. Qual é a certa usança das duas?  Ambas, e isso é um idiotismo.

Meus caros, mina raiz hoje está um tanto curta. Já é madrugada, é hora de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário